quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Açúcar - a droga.


Por causa do aumento nos níveis de dopamina e serotonina, substâncias produzidas no cérebro e que estão associadas ao prazer e ao bem-estar, o açúcar pode, de fato, viciar. Açúcar e álcool são como as duas faces de uma mesma moeda: álcool nada mais é que açúcar fermentado e destilado. Os químicos classificam o açúcar como sendo um poliálcool. O álcool pega fogo, o açúcar oxida tão rapidamente que até explode. O álcool dá um "barato" (efeito ansiolítico), o açúcar ativa neurotransmissores que dão uma sensação de bem estar e saciedade. O álcool vicia, o açúcar se não vicia causa dependência." O LIVRO NEGRO DO AÇÚCAR.

O livro Suggar Blues diz:
"Quando amido e açúcar são ingeridos juntos e passam por um processo de fermentação, eles são degradados em dióxido de carbono, ácido acético, álcool e água.Com exceção da água, todas as outras são substâncias não utilizáveis ― venenos." "O ano de 1923 foi, também, o auge da Lei Seca. Quando as bebidas se tornaram ilegais, o consumo de açúcar disparou. O país inteiro agia como um bando de alcoólatras que passava uma noite nos Alcoólatras Anônimos. Não podiam tirar a munheca da doceira. Os abstêmios eram freqüentemente os maiores viciados em açúcar; juravam que o álcool jamais tocaria seus lábios, enquanto mandavam para dentro o açúcar que produziria álcool na barriga, em vez de no alambique."

Com base na citação anterior é interessante pensar no seguinte: pessoas em festas cristãs dizendo que é o Senhor quem dá alegria sem a necessidade do uso de drogas, enquanto isso enchem a cara com açúcar. Pode? Será que realmente é a obediência a Deus que está trazendo a alegria? Na época de São Paulo, o apóstolo, não existia a sacarose refinada da cana de açúcar, se já existisse talvez ele diria: Não vos embriagueis com o vinho ou com o açucar... Pois a carta de Paulo aos Efésios disse: "... não vos embriagueis com vinho, em que há contenda..." Penso que Paulo estava restringindo o consumo de vinho por causa da psicoatividade do alcool no organismo: "em que há contenda". Ora, o açúcar é também apontado como droga psicoativa, ver o livro Moradores de engenho de Cristiane Rufino Dabat  Enfim, para que fique claro, na lista de drogas psicoativas temos: cocaína, maconha, heroína, morfina, nicotina, LSD (ou ácido), ecstasy, crack, alcool, AÇÚCAR e outras.

Para mais informações sobre o açúcar clique no link abaixo: 
Açúcar X Saúde. Você sabe o que é sacarose?

Entrevista com Fernando Carvalho, autor de "O livro negro do açúcar". O livro pode ser baixado gratuitamente em http://www.uefs.br/docentes/jmarcia/2007/O_livro_negro_do_acucar1.pdf
E nas livrarias é possível encontrar: Açúcar o perigo doce, Editora Alaúde. www.alaude.com.br

Posto também aqui o documentário "O Amargo do Açúcar": 



Nesse blog é possível acessar também as postagens:
http://tiagoemjesuscristo.blogspot.com/2012/11/afetividade-sadomasoquista-barreira_7.html
http://tiagoemjesuscristo.blogspot.com/2012/04/os-refrigerantes-e-os-cristaos.html
http://tiagoemjesuscristo.blogspot.com/2011/12/como-parar-de-comer-acucar.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário :